Pesquisar este blog

segunda-feira, maio 11, 2009

Crime e Castigo

O livro Crime e Castigo de Fiódor Dostoiévski, publicado em 1866, conta a história de um rapaz, Raskólnikov, que acreditava piamente que, se você tem um ideal e se você é sincero com sua moral, qualquer delito que você venha a cometer em prol desse ideal é escusável. Contudo, ao cometer um crime em prol de tais ideais e ao observar as conseqüências de suas ações, ele se vê num conflito psicológico entre culpa x motivos pessoais e termina por finalmente compreender que o peso na consciência é o pior castigo que alguém pode carregar consigo por toda a vida.
Nesse sábado, submeti-me a uma prova para estagiária de doenças infecciosas num determinado hospital da minha cidade. Esse estágio é o sonho de 90% dos estudantes de Medicina porque, além da prova ser terrivelmente difícil, ele é um diferencial no currículo de qualquer aluno.
Durante um mês, abri mão do convívio social e me dediquei somente ao estudo de tal prova. Eu e um grupo de três amigos ficávamos estudando todos os dias até meia-noite com o intuito de finalizar a matéria até o dia da avaliação. Conseguimos fazer isso, e no dia da prova todos nós alcançamos o perfil mínimo de questões para sermos chamados para o estágio.
Todavia, apesar de alguns colegas de nossa turma não terem estudado para esse estágio, inscreveram-se para a prova mesmo assim. No dia da avaliação, por um lapso no sistema de fiscalização, um grupo de 8 pessoas ,aproximadamente, conseguiu copiar a prova de outros colegas e fizeram até mais questões do que nós que vínhamos estudando há tanto tempo para essa prova.
Quando eu vi tais colegas gabando-se por terem feito tantas questões, estranhei porque sabia que alguns deles não são bons alunos e por saber que eles não haviam estudado para essa prova. Quando algumas testemunhas me confessaram em segredo tê-los visto copiando a prova de outros colegas, minha reação não foi outra senão de nojo.
Nesse mesmo livro que lhes falei, há a seguinte frase:

“Não há no mundo coisa mais difícil do que a sinceridade e mais fácil do que a lisonja.”

No momento, estou temendo que, devido à facilidade de colar nessa prova, outras pessoas também tenham copiado o gabarito de outros alunos e, dessa forma, eu estar correndo o risco de não ser admita em tal estágio. Eu, que estudei por noites seguidas. Eu, que finalmente aprendi o uso devido daqueles malditos antibióticos. Eu, que sou uma besta porque poderia ter copiado a prova de várias outras pessoas, também.
Segundo esse mesmo livro:

“Mentir com graça, de uma maneira pessoal, é quase melhor do que dizer a verdade à maneira de toda a gente.”

Nesse momento, vem-me à cabeça o pensamente de que, se eu não conseguir passar por cima da minha consciência de boa moça de que o que eu conseguir na minha vida deveria ser por esforço próprio, eu nunca conseguirei alcançar aquilo o que teoricamente mereço porque outras pessoas sempre serão desonestas e sempre tentarão passar por cima de mim..

Ps: saiu o resultado do estágio, e realmente os que colaram ficaram na minha frente. A boa notícia é que isso não me impediu de ser classificada e, segundo uma professora que trabalho no hospital, minha admissão é certeza! \o/
Pss: Nem precisei colar. Sucesso por mérito próprio é a melhor sensação que alguém pode sentir, sabiam?