Pesquisar este blog

domingo, dezembro 19, 2004

Mais do mesmo

Há um trecho do livro "O pequeno príncipe" que me é muito especial. Copiando-o para vocês :

O Bêbado
O planeta seguinte era habitado por um bêbado.Esta visita foi muito curta, mas mergulhou o principezinho numa profunda melancolia.
- Que fazes aí? - perguntou ao bêbado, silenciosamente instalado diante de uma coleção de garrafas vazias e uma coleção de garrafas cheias.
- Eu bebo - respondeu o bêbado com ar lúgebre.
- E por que bebes? - perguntou-lhe o principezinho.
- Para esquecer - respondeu o beberrão.
- Esquecer do quê? - indagou o principezinho, que já começava a sentir pena.
- Esquecer que eu tenho vergonha - confessou o bêbado,baixando a cabeça.
- Vergonha de quê? - investigou o principezinho, que desejava socorrê-lo.
- Vergonha de beber! - concluiu o beberrão, encerrando-se definitivamente no seu silêncio.


Isso me lembra daquela frase consagrada "a maioria dos nossos problemas nós mesmos causamos". Quem não conhece alguém que fala descaradamente "eu não suporto a pessoa X porque ela faz isso e isso" e, sem a menor explicação, essa mesma pessoa que criticou a outra faz a mesma coisa - que disse detestar na outra - com você ?
"ah, mas não foi a mesma coisa".
E foi sim, e você sabe que foi, e ela mesma sabe que foi e mente para si que é "diferente". E depois de um tempo, essa pessoa vê-se sem amigos e não sabe o porquê desse abandono; e mais, não sabe por que isso aconteceu MAIS DE UMA VEZ.
Ciclos, ciclos. Há quem não consiga sair deles.
Eu estou longe da perfeição; contudo, tento AO MÁXIMO mudar algo em mim que eu sei que não me faz bem e não faz bem a quem amo. Quem mente para si mesmo e fecha os olhos para a vida, de tanto mentir confude verdade e mentira. Querer romantizar fatos concretos e fazer de conta que está tudo bem é, no mínimo,um ato covarde.
E sinceramente, não me faz a mínima falta a amizade de quem não revê os próprios erros. Não existem amigos perfeitos, é verdade, mas amigos que repetem sempre as mesmas falhas e fingem que nada aconteceu não me inspiram confiança.
(e como eu sempre falo, pra quê me importar, se as pessoas simplesmente não se importam ? Hipocrisia é pior do que ingenuidade.)
E se o que eu disse aqui doeu em alguém, não se esqueça disto - o que nos incomoda no outro É NOSSO.

Nenhum comentário: