Pesquisar este blog

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Aproveitando esse clima gostoso de recomeço(e eu não sei se já lhes disse, mas adoro páginas em branco - elas me dão vontade de desenhar hehe - e dá-lhe última matéria do caderno!), gostaria de presentear-lhes com um trecho explêndido de um livro que meu querido ex-namorado e atual amigãozão me deu:

*A insustentavel leveza do ser*
Milan Kundera

Trecho:
Torturava-se com recriminações,mas terminou por se convencer de que era no fundo normal que não soubesse o que queria:

"Nunca se pode saber aquilo que se deve querer pois só se tem uma vida e não se pode compara-la com vidas anteriores,nem corrigi-las nas vidas posteriores".

Mas o homem,porque não tem senão uma vida,não tem nenhuma possibilidade de verificar a hipotese atraves de experimentos,de maneira que nao saberá nunca se errou ou acertou ao obedecer a um sentimento.

Teria agido certo ou errado?

Não existe meio de de verificar qual qual é a boa decisão,pois não existe termo de comparação.

Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação.

Como se o ator entrasse me cena sem nunca ter ensaiado.

Mas o que pode valer a vida,se o primeiro ensaio da vida..já é a propria vida?

É isso que faz com que a vida pareça sempre um esboço.
No entanto,mesmo "esboço" não é palavra certa.

Porque um esboço é sempre um projeto de alguma coisa,a preparação de um quadro,ao passo que o esboço que é nossa a própria vida não é um esboço de nada,é um esboço sem quadro.

Uma vez nao conta,uma vez é nunca...

Não poder viver senão uma vida é como nao viver nunca.

:::::Façam bom uso desse pensamento.:::::

Nenhum comentário: