Pesquisar este blog

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Iemanjá cansou de mim


Festas de fim-de-ano sempre são complexas. Há aqueles que preferem pagar caro por uma festa em que não se tem o direito de comer e beber nada e cuja trilha sonora é uma banda de pagode/axé/forró decadente. Há, também, os que preferem festejar tal evento em reuniões familiares que sempre terminam com um tio/primo/sobrinho completamente bêbado e pagando micos inesquecíveis. Existem, claro, os que preferem passar o ano-novo dormindo. E há aqueles que se mandam pra uma praia com os amigos pra encher a cara, pular sete ondas e rir um pouco da vida. Desta vez, enquadrei-me na última categoria.
Os eventos sucedidos foram, claro, memoráveis. Antes da meia-noite, um telefonema me tirou completamente o ânimo para festejar. Felizmente, uma amiga querida se muniu de uma CACHAÇA SAPUPARA, olhou-me séria e disse:
- Bó começar. Agoras.

E dá-lhe uma dose, duas, três.. Lá pela quinta dose, os fogos no céu confundiam-se, para mim, com os vaga-lumes que eu tentei(vejam bem,tentar não necessarimente significa conseguir)prender dentro da taça de champagne. Após a meia-noite, eu e meus amigos nos dirigimos ao mar para pular as tais sete ondas. Enquanto tentava contá-las(e, infelizmente os números se confudem quando bebemos um pouco, e o dois vira cinco, e o sete vira doze, e por aí vai)um menino de uns dezessete anos, visivelmente entorpecido,aproximou-se de mim e disse:
- Eu te amo.
- Como é?
- Eu te amo.
- Poxa, que legal, comecei o ano com uma declaração tosca.
- Me ajuda a jogar essa flor pra Iemanjá?

Olhei para sua mão e vi uma florzinha de jardim amassada.
- Certo, você faz um pedido e joga.
- É assim, fácil?
- Teoricamente sim.

Enquanto isso, a amiga que estava ao meu lado adentrou um pouco o mar e começou a meditar. Vendo-a entrando na água, cometi a incoveniência de fazer o seguinte comentário:
- Comê-la (o nome dela é Camilla)sai daí que Iemanjá já cansou de ti!
- Opa Comê-la, me ensina a meditar?
- O menino a indagou. Ela me soltou um olhar do mais profundo ódio.
- Fecha os olhos e pede a Deus paz, amor, essas coisas.
- É assim, fácil?
- Claro que é.
- Então.. Queria pedir.. o que era mesmo? Ah sim, amor,paz.. Saúde..pra minha mãe, que tava com diarréia quando eu saí de casa.. Pra mim,eu acho.. asf dasf asf cof..

Abri os olhos. Cadê o menino? Enquanto ele andava, ia afundando na água e não percebia; ao abrir os olhos, só deu tempo de observar uma onda dando-lhe uma bofetada surda na bochecha enquanto ele,desesperado, balançava os braços macacalmente.
- Ô MEU FILHO, sai daí!
- Putz Boo, ce fez o menino se afogar.
- Eu?! Quem quis ensinar ele a meditar foi você!

(Enquanto isso, escutávamos um "cof cof" vindo do fundo do mar)
- Arre, eu vou ter de me molhar mesmo? Esse cãozinho não tem amigos, não?
Felizmente, após tal diálogo vimos o mesmo menino fugindo de uma onda e tentando desesperadamente tirar água do ouvido.
- Vocês viram? Eu meditei direito?
- Poxa, você já é nosso mestre.
- Juram?
- Claro.
- Eu amo vocês.
- Também te amamos.


E feliz 2007 pra vocês, criaturas que comentam.

Nenhum comentário: