Pesquisar este blog

domingo, janeiro 30, 2005

Perdida em Salvador

Não é novidade que prestei vestibular em Salvador. (e antes que comecem com a pergunta besta "e ai, passou?" eu respondo "o caralho,provavelmente eu vou cursar é aqui mesmo - mas depois eu explico isso.") CONTINUANDO a história, o local de prova era bem distante da casa em que eu estava hospedada(e, mais uma vez,gostaria de agradecer à querida amiga de infância, adolescência e senilidade por me aturar por tanto tempo e me fornecer cama e comida de grátis!)ao final da prova eu tinha de me virar como voltar para casa.
No primeiro dia, arrumei carona com um conhecido.
No segundo, resolvi voltar de ônibus. Me perdi e,depois de uma hora caminhando com o sol do meio-dia nas têmporas, achei o caminho de casa.
No terceiro, furibunda com a experiência do dia anterior, resolvi voltar de táxi.
- Foda-se,posso pagar mais caro mas hoje não suo até o rêgo da calcinha e ainda volto cedo pro almoço. - pensei.
Ao final da prova, aproximei-me de uns dos taxistas que sempre ficavam à porta da saída e perguntei se ele sabia onde ficava o condomínio em que minha amiga morava.
- Rapaz.. Sei mais ou menos. A gente encontra.
Até aí, eu nunca tinha duvidado da sinceridade de um baiano.
À medida que ele ia dirigindo, percebi que tomava um caminho completamente diferente do que eu conhecia.
- Engraçado, não me lembro deste caminho.
- Você não disse que o condomínio ficava perto da orla ?
- Fica, mas não acredito que seja pra esse lado. E você não disse que sabia mais ou menos onde ficava ?
- Huh.
- ...?
- Espera que vou pedir informações.

Ele parou o carro e perguntou a um passante:
- Para onde fica o condomínio Pituba ?
- Você pega a rua tal, entra à direita na rua tal-tal e segue até a praça tal-tal-tal. Sabe onde é ?
- Sei mais ou menos..
- Nessa hora, pensei "mentiroso!"
Quando ele entrou no carro, perguntei-lhe:
- E ?
- Eu pego a rua tal, entro à direita na rua tal-tal e sigo até a praça tal-tal-tal. Você sabe onde é ?
- Se você é o taxista e não sabe, eu que sou a passageira vou saber, oraessa?

Nesse instante, observei o taxímetro. 10 reais. EXATAMENTE a quantia que eu trazia no bolso.
- Pópará, eu vou descer aqui mesmo.
- Mas espera, a gente ainda nem encontou o tal Condomínio Pituba..
- Eu só tenho 10 reais no bolso. Dava pra ter pegue uns cinco ônibus com esse dinheiro.
-E, esticando-lhe a cédula - Obrigada por nada, de qualquer forma.

Mais uma vez, estava perdida no meio de Salvador. Depois de mais uma hora andando feito barata tonta dopada por naftalina de banheiro,tropeçar num despacho de macumba numa encruzilhada e pegar uma mmmmmadita ensolação dos orixás, encontrei o tal Condomínio Pituba. Quando cheguei em casa, ouvi a máxima :
- Se perdeu de novo ?
- Nada, o &%$#@%$ do taxista não sabia distinguir nem o que era direita e esquerda.
- Ele começou a frase com "rapaz" e disse que sabia "mais ou menos" onde ficava ?
- Disse exatamente isso.
- Aprenda : quando algum baiano disser isso, quer dizer que ele não sabe de porranenhuma.


É, aprendi isso na prática..

Nenhum comentário: