Pesquisar este blog

quinta-feira, março 27, 2003

Não vou falar de guerra do Iraque.
Vou falar de guerra no Brasil num espaço de 50, 30 anos no máximo.
Esse texto não é meu.
Um "cafezinho" por Alcântara

Alcântara,a aproximadamente 60 minutos de barco de São Luís do Maranhão, é um lugar belissímo. Já foi um dos centros mais prósperos da época colonial, habitado por uma alta aristocracia que enviava os filhos para completarem os estudos em Coimbra - como testemunham as ruínas de antigos casarões e da praça central, onde ficam o pelourinho e a matriz.
Hoje, Alcântara vive uma tragédia. Para o azar supremo de seus habitantes , a posição geográfica da área - situada a dois graus da linha do equador - é perfeita para o lançamento de foguetes e mísseis, razão pela qual o Brasil resolveu construir ali uma base espacial, produzindo um desastre social. E também fica na entrada da Amazônia. Resultado : Os EUA cobiçam Alcântara. Ofereceram um acordo ao Brasil : pagamento de 34 milhões de dólares anuais (menos que um cafezinho, para os padrões americanos) pelo aluguel da região. E o mais ridículo são os termos do acordo.
Imagine a seguinte situação : um sujeito quer alugar um quarto da sua casa, onde você mora e vive.Propõe, como pagamento do aluguel, alguns trocados. Exige, em troca, que você se mantenha bem longe do quarto; que renuncie até mesmo ao direito de perguntar para quê servem algumas misteriosas caixas lacradas que o sujeito já diz, de antemão, que pretende levar para o quarto; proíbe, além disso, que você use o dinheiro do aluguel como bem entenda, ou que, finalmente, alugue outros quartos para outros inquilinos sem autorização prévia do tal fulano. Você toparia ?
Parece piada, mas esses são os termos do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas que o governo FHC assinou com Washington em maio de 2000..
(...)
Na prática, o governo está permitindo que os EUA montem sua primeira base militar no país, com capacidade para controlar estrategicamente a floresta amazônica, como parte de um complexo de bases na Colômbia, na Bolívia e no Equador..

José Arbex Jr.

É.. Isso o que está acontecendo no Iraque é só um início. Ou vocês esquecem que temos o maior potencial hídrico do planeta ? Primeiro o petróleo, depois a água..

Nenhum comentário: